Age! Comunicação
ASSINE 51-3737.7448
"Aqueles que negam liberdade aos outros não a merecem para si mesmos." (A. L.)
Assine agora

FATOS MAÇÔNICOS EM 01 DE JUNHO

1768 - Fundada a GL das Três Chaves, de Ratisbon, Alemanha.

1774 - O Príncipe Herdeiro sueco, Carlos XIII, assume o Grão-Mestrado da GL da Suécia.1827 - Fundado o Supremo GC MRA de Western Austrália.1869 - Iniciado Rui Barbosa na Loja América, de SP, aos dezenove anos.1894 - Fundado o GO Mineiro, independente do GO do Brasil.

1896 = Fundada a Loja Rio Branco nº 508 - RIO DE JANEIRO/RJ

1921 - Foi fundada a Loja Ciência e Virtude, com sede e foro na cidade de Formiga, MG, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com prazo de duração indeterminado e tem como objetivo o aperfeiçoamento moral, intelectual e social do ser humano, pelo exercício do cumprimento inflexível do dever, da prática desinteressada da beneficência e da investigação constante da verdade. A Loja Ciência e Virtude não pode perder, por obrigação estatutária, o seu caráter essencialmente maçônico, simbólico e federado ao Grande Oriente do Brasil. A Loja obedece ao Rito Escocês Antigo e Aceito, como um sistema ético que indaga a verdade moral, religiosa e política, e cujo lema é: LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE entre os homens.

1957 - Fundada a GL do Japão
Em 1971, a Loja Ciência e Virtude incendiou-se, em seu antigo endereço. Aquele desastre consumiu boa parte dos arquivos de nossa Loja, mas serviu, por outro lado, para renovar os ânimos de valorosos Irmãos que partiram para a construção de sua nova sede. Erguido nos anos 80, o novo Templo é moderno e de rara beleza.
Para o futuro próximo, nossa Loja planeja aumentar a área construída, com vistas ao levantamento de um Salão de Festas e Eventos que, possivelmente, em muito ajudará para a arrecadação de fundos, sempre necessários para as atividades de benemerência às quais a Loja Ciência e Virtude atira-se com coragem e vontade de praticar o bem.

1989 - Fundada a GL do Hawaii, F. & A. M, USA.

1993 - Fundada a Loja Logos nº 2769 -RJ.

 

FATOS MAÇÔNICOS EM 02 DE JUNHO

1736 - Fundada em Portugal a primeira Loja Maçônica constituida por súditos ingleses.1822 - Fundado o Apostolado da Nobre Ordem dos Cavaleiros da Santa Cruz, sob a tutela de José Bonifácio.

1827 - Fundado o GC MRA de Alabama, USA.

1834 - O SC para o Império do Brasil do REAA (Montezuma) cria o Montepio Maçônico.

1894 - Fundada a Loja Auxilio a Virtude Nº 462 -RJ.

1973 - O GC dos Cavaleiros Noaquitas dá lugar ao Excelso Conselho da Maçonaria Adonhiramita na regência do Rito.

2005 - Fundado o Instituto da Maçonaria Maranhense (IHMML)

FATOS MAÇÔNICOS  EM 03 DE JUNHO           

1736 - É constituída a primeira Loja Maçônica em Portugal por súditos ingleses.1770 - Nasce o irmão Manuel Belgrano, patriota argentino.1806 - Fundada a GL de Dalaware, A.F. & A.M., USA.1822 - O Príncipe D. Pedro convoca a Assembléia Lusobrasiliense, constituinte e legislativa. Procuradores e Ministros que a requereram eram todos Maçons, entre eles Ledo e José Bonifácio.

1966 - Fundada a Loja Deus e o Universo nº 1653 -  RJ

2003 - Fundada a Academia  Maçônica Maranhence de letras

FATOS MAÇÔNICOS EM 04 DE JUNHO

1845 - Falece Andrew Jackson, Presidente americano e ex-GM da GL do Tennessee
O Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL), Antônio Reis, e o Grão-Metre Adjunto, Antônio Justino Ribeiro, consideraram francamente positiva a deslocação ao Brasil da delegação da Maçonaria Portuguesa que amos encabeçaram. No passado dia 04 de junho, na cidade do Recife, a delegação português encontrou-se com representantes do Grande Oriente Independente de Pernambuco. Para além da troca de informações, procedeu-se à análise conjunta das principais preocupações das maçonarias portuguesa e brasileira, no quadro de mundialização.

2006 - Houve a Instalação e posse do Ir.´. Anivaldo Saldanha. Loja Ciencia e Virtude, oriente de Formiga - MG.

2010 - O Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL), Antônio Reis, e o Grão-Metre Adjunto, Antônio Justino Ribeiro, consideraram francamente positiva a deslocação ao Brasil da delegação da Maçonaria Portuguesa que amos encabeçaram. No passado dia 04 de junho, na cidade do Recife, a delegação português encontrou-se com representantes do Grande Oriente Independente de Pernambuco. Para além da troca de informações, procedeu-se à análise conjunta das principais preocupações das maçonarias portuguesa e brasileira, no quadro de mundialização.

 

FATOS MAÇÔNICOS EM 05 DE JUNHO

1865 - O GO de França confirma invocação ao Grande Arquiteto do Universo, mas suprime-a em 1877.

1953 - Fundado o GO Estadual ¨Tiradentes¨ de Minas Gerais, federado ao GOB.

1971 - Fundada a Loja Fraternidade Luiz Monteiro nº 1809 Rio de Janeiro/RJ

1984 - Fundação da ARLS Lux Aeterna - Campinas/SP. Rito REAA - Reunião: 2ª feiras.

FATOS MAÇÔNICOS EM 06 DE JUNHO   

1787 - GL de New York torna-se independente da GL dos Antigos (Inglaterra) e remove a designação Provincial.1806 -Fundada a GL de Delaware, A.F. & A.M, USA.1850 - É eleito GM do GOB o futuro marquês de Abrantes, Miguel Calmon Du Pin e Almeida.

1874 - Fundado a Loja Amor ao Próximo nº 295 - Rio de Janeiro/RJ.

1975 - Fundado a Loja Templo de David nº 1918 Rio de Janeiro/RJ

1997 - Fundado a Loja Construtores do 3º milênio nº 3158 Rio de Janeiro/RJ.

FATOS MAÇÔNICOS EM 07 DE JUNHO 

1821 - Fundem-se os dois Supremos Conselhos constituídos na França.

1845 - Falece Andrew Jackson, Presidente americano e ex-GM da GL do Tennessee.

1854 - Fundado o GC MRA do Estado de Iowa, USA.
1895 - Fundada a Loja João Caetano nº 478 Rio de Janeiro/RJ

1981 - Ainda na administração de Osiris Teixeira, o Rito Brasileiro foi implantado no Distrito Federal, tendo como semente a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Guatimozim, nº 2.107;

O Rito brasileiro chega a Brasília - No princípio dos anos 80 do Século XX estavam sem Oficinas, no Poder Central do GOB, os Ritos Brasileiro, Moderno, Shröeder York. Inúmeros eram os problemas que envolviam o Grande Oriente do Brasil. Enorme eram as questões prejudiciais apresentadas ao cotidiano do Grão-Mestre.

Ivaldo de Melo Medeiros descreve, em palestra proferida no dia 07 de junho de 1990 - que publicou como Anexo VI, pag. 287/294 do livro O Rito Brasileiro (uma visão da Maçonaria Social ou 4º Período Histórico da Maçonaria), de minha autoria, editado pela ¨A Gazeta Maçônica¨¨ , São Paulo, 1999 - relembranças da fundação da Guatimozim, hoje circundada pelo Pioneiros de Brasilia, Pioneiros do Progresso, João Rosário Dória, Acácia da Montanha e Joferlino Miranda Pontes. A Guatimozim, também, é o Big Bang gerador do Sublime Capítulo Rosa Cruz Príncipes do Silência, do Grande Conselho Kadosh Filosófico Templários da Luz e do Alto Colégio Hamilton de Holanda Vasconcelos. Do total de Oficinas, deixaram de ser regularizadas, por motivos semelhantes.
Augusta e Respeitável Loja Simbólica Cavaleiros da Esperança, ao Oriente do Guará, junto ao GODF,
Loja Complementar Tradição e Evolução, e o Sublime Capitulo Rosa-Cruz Sétimo Selo, Junto ao Supremo Conclave do Brasil.1913 - Fundado no GO do Brasil o Grande Capítulo do Rito de York, tornando oficial a confusão na nomenclatura do Rito Inglês Moderno, que surgiu em 1813, após a criação da GL Unida da Inglaterra.

1964 - Fundada a Loja Antonio Vieira de Macedo nº 1511 - Rio de Janeiro/RJ.

2002 - Fundada a Loja Universitária Educação e Moral nº 1611 - Rio de Janeiro

 2006 - Houve a Instalação e posse do Ir.´. Anivaldo Saldanha. Loja Ciencia e Virtude, oriente de Formiga - MG.

 

FATOS MAÇÔNICOS EM 08 DE JUNHO          

1600 -John Boswell, Sr. de Auchinleck, na Escócia, comparece à Edinburgh Lodge. É o primeiro registro conhecido de um membro não operativo em Loja de Maçons.

1793 - José Bonaparte, Irmão de Napoleão Bonaparte e mais tarde GM do GO de França, é iniciado na Loja La Parfaite Union, em Toulon.

1983 - Fundado o GO Paulista, federado à COMAB

FATOS MAÇÔNICOS DE 09 DE JUNHO

1913 - Fundado no GOB o Grande Capítulo do Rito York

1914 - Foi fundado no Rio de Janeiro em 9 de junho de 1914, por força do Tratado assinado em 21 de dezembro de 1912 entre a Grande Loja Unida da Inglaterra e o Grande Oriente do Brasil.

A fórmula para criação dos Grandes Capítulos no âmbito do Grande Oriente do Brasil, era de que, no mínimo, sete Lojas do Rito encaminhassem uma petição ao mesmo. Já existiam no GOB os Grandes Capítulos dos Ritos Adonhiramita, Francês e Escocês.

1951 - Fundada a GL de Goiás.

1990 - Praça do Maçom - Em homenagem ao Maçom inaugurada pela Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás, tendo como projeto de Lei do Vereador Dr. Waldir do Prado e projeto de arquitetura do Dr. Dimas Aidar. Esta praça esta situada no setor Santa Genoveva em Goiânia - Goiás - Brasil. Monumento ao maçom.
Foi fundado no Rio de Janeiro em 9 de junho de 1914, por força do Tratado assinado em 21 de dezembro de 1912 entre a Grande Loja Unida da Inglaterra e o Grande Oriente do Brasil.

A fórmula para criação dos Grandes Capítulos no âmbito do Grande Oriente do Brasil, era de que, no mínimo, sete Lojas do Rito encaminhassem uma petição ao mesmo. Já existiam no GOB os Grandes Capítulos dos Ritos Adonhiramita, Francês e Escocês.

FATOS MAÇÔNICOS EM 10 DE JUNHO

1774 - O GO de França cria o Rito de Adoção para mulheres.


1819 - Fundado o GC MRA de New Hampshire, USA.


1824 - Fundado o Supremo Conselho REAA da Irlanda.

FATOS MAÇÔNICOS PARA 11 DE JUNHO 

1809 - Fundado o SC REAA para as duas Sicílias, em Nápoles, tendo Joaquim Murat, cunhado de Napoleão, como SG Comendador.

1811 - Fundado o SC da Espanha. 1829 - Fundado o Supremo GC MRA da Irlanda. 1873 - O Ministério do Império conclui que: "A Maçonaria [...] é permitida por lei, não tem fins religiosos nem conspira contra a religião católica".

1894 - Fundado o GO Mineiro, independente do GO do Brasil. 1968- Autorizado pelo Decreto 2.085, no GO do Brasil, o uso da sigla M.?.I.?. (Mestres Instalados) pelos Veneráveis das Lojas.

FATOS MAÇÔNICOS PARA 12 DE JUNHO

1725 - Charles Radcliffe, lorde Derwentwater, com mais dois súditos ingleses, constituem a Loja Saint Thomas, em Paris.1817 - Fuzilado Domingos José Martins, Irmão e patriota pernambucano.

1834 - O SC para o Império do Brasil do REAA ceia o Montepio Maçônico.1856 - Falece o padre Belchior Pinheiro de Oliveira, grande incentivador da Independência.1919 -Fundado o CG MRA de British Columbia, Canadá.

1923 - Fundado o GC MRA de Saskatchewan, Canadá.

FATOS MAÇÔNICOS PARA O DIA 13 DE JUNHO    

1889 - Fundada a GL de North Dakota, A.F. & A. M. USA.

1948 - Fundada a Loja União, Ordem e Progresso nº 1229

1976 - Fundada a Loja Austin nº 1952 Rio de Janeiro/RJ

1993 - Fundação da ARLS.·. "Tordesilhas" nº 53 - Laguna/SC. Rito: REAA Reunião 4ª feiras às 20:00 hs.

FATOS MAÇÔNICOS PARA 14 DE JUNHO

1857 - Fundados o GO e o SC do Uruguai

1933 - Falece o Irmão Mário Behring, criador do sistema de Grandes Lojas.

1945 -  Sob a liderança de Theo Vogel, GM da GL do Sol, de Bayeruth, forma-se a GL Unida da Alemanha, incluindo três das Grandes Lojas existentes antes da II Guerra Mundial.

FATOS MAÇÔNICOS EM 15 DE JUNHO


1163 - Bula Omine Datum Optimum, do Papa Alexandre III, completa os estatutos e privilegia a Ordem dos Templários.1979 - Fundada a GL Regular da Bélgica.

FATOS MAÇÔNICOS EM  16 DE JUNHO   

1771 - Falece Louis de Bourbon, Duque de Clermont, GM da GL de França.

1805 - Eugene Beauharnais, enteado de Napoleão, presta juramento como Vice-Rei da Itália. Dias depois é eleito GM do GO da Itália.

1821 - Fundada a GL do Alabama, F. & A. M., USA

1908 - Fundado o GC MRA de Idaho, USA.1921 - Fundada a GL do Equador.

1922 - Os pilotos Gago Coutinho (.?.) e Sacadura Cabral chegam ao Rio após realizar o primeiro vôo sobre o Atlântico Sul.

1969 - Fundado a Loja Monte Castelo nº 1764 - Rio de Janeiro/RJ

FATOS MAÇÔNICOS EM 17 DE JUNHO

1783 - Representantes de 5 Lojas do Estado de Maryland resolvem formar uma GL Independente da GL da Pennsylvania.

1822 - 1ª Ata do GO Brasílico, Brasiliano ou Brasileiro, hoje do Brasil. Sessão aberta por João Mendes Viana. José Bonifácio atraído para a Maçonaria é nomeado GM por aclamação. Eleitos Joaquim Gonçalves Ledo, Diderot, G 1º Vig. João Mendes Viana, Gracho, G 2º Vig; e Januário da Cunha Barbosa, Kant, G. Orador.

1927 - Mário Behring em reunião secreta, realizada fora do palácio do Lavradio, declara a separação entre o Supremo Conselho e o GO do Brasil.

FATOS MAÇÔNICOS EM DIA 18 DE JUNHO

1790 - La Fayette e outros Maçons propõem a extinção dos títulos de nobreza, para que só houvesse distinção pelas Virtudes.

1815 - Batalha de Waterloo. Excetuando-se Napoleão, quase todos os generais, de ambos os lados eram Maçons: Wellington, Blucher, Gneisenau, Ney, Murat, Kellermann, Méssena.

FATOS MAÇÔNICOS EM 19 DE JUNHO

1818 - Fundado o GC MRA de Delaware, USA.1921 - Fundada a GL do Equador.1949 - A Maçonaria Alemã renasce das cinzas: criada a Vereinigte Grosslogen Von Deutschland (Grande Loja Unida da Alemanhã), tendo como GM o Irmão Theodor Vogel.1973 - Fundado o SC da Finlândia.

1992 - Fundação da Loja York nº 3355 - Rio de Janeiro

FATOS MAÇÔNICOS EM 20 DE JUNHO   

1805 - Fundado o GO da Itália, Milão.1812 - Fundada a GL de Louisiana -F&AM- USA.1852 - Ir.´. Luís Alves de Lima e Silva, recebeu o título de Marquês de Caxias.

1865 - Fundada a Loja Luz e Descrição nº 166 Rio de Janeiro1894 - Bula Praeclara, do Papa Leão XII condenando a Maçonaria.

1927 - Na reunião do SC do GO do Brasil, renunciam 13 membros efetivos, liderados por Mário Behring, o que oficializa a dissidência das Grandes Lojas.

1964 - Fundada a Loja Sodré nº 1612 Rio de Janeiro

1975 - Fundada a Loja João Rodrigues D´Abreu nº 1921 Rio de Janeiro

1989 - Fundada a Loja Três Luzes de Teresópolis nº 2544 Rio de Janeiro

 

FATOS MAÇÔNICOS EM 21 DE JUNHO

  1. FUNDAÇÃO DA LOJA UNIÃO E TRANQUILIDADE - RIO DE JANEIRO - 1822

1822 -  Ata da 2ª Sessão do GO Brasileiro, presidida por Ledo. Foi decidido erigir três Lojas metropolitanas e fez-se o sorteio dos seus quadros entre os Maçons da Loja Comércio e Artes. Eram as Lojas União e Tranqüilidade e Esperança de Niterói.

1891 Fundada Den Norske Store Landsloge, precursora da GL da Noruega.

1902 - Quintino Bocayuva recebe da Assembléia Geral do GOB, o título de Grande Benemérito

FATOS MAÇÔNICOS EM 22 DE JUNHO

1799 - Fundem-se a GL e o GO com o nome de GO de França, ambos bastante debilitados pela Revolução Francesa sendo abolidos os Mestres ad vitam.

1822 - José Bonifácio é nomeado GM do GO Brasílico, por aclamação.

1822 - Fundado o GC MRA da Carolina do Norte, USA.

1927 - Fundação da GL Symbolica do Rio de Janeiro, a segunda das Grandes Lojas.

1930 - Fundado o SC da Bolívia.

FATOS MAÇÔNICOS EM 23 DE JUNHO    

1822 Ata da 2ª Sessão do GO Brasileiro, presidida por Ledo. Foi decidido erigir três Lojas metropolitanas e fez-se o sorteio dos seus quadros entre os Maçons da Loja Comércio e Artes. Eram as Lojas União e Tranqüilidade e Esperança de Niterói.

1831 - Fundada a GL do Peru.

1856 - A Loja Bom Accord Mark, junto com as Lojas Northumberland and Berwick, Royal Cumberland e Old Kent formam a GL da Marca Inglesa, permitindo a spbrevivência do importante Grau da Marca, desprezado na união de 1873.

1974 - Fundada a GL do Rio Grande do Norte.

1978 - Fundado o GO Estadual do Pará, federado ao GOB.

1990 - Reconstituída a Grande Loja da Iugoslávia.

 

FATOS MAÇÔNICOS EM 24 DE JUNHO           

1717 - Franco-maçonaria é fundada com a Grande Loja de Londres

A Franco-Maçonaria, como a conhecemos hoje, estabeleceu-se em 24 junho de 1717, quando quatro lojas de Londres se reuniram na taverna "O Ganso e a Grelha", no adro da igreja de São Paulo.   Quatro Lojas Maçônicas de Londres, das tavernas Goose and Gridiron, Crown, Aple Tree e Rummer and Grapes, juntaram-se para formar a primeira Grande Loja.Formaram a primeira Grande Loja do mundo. Inicialmente, ela se resumia a uma festa anual para lojas, mas, em 1721, por meio de uma "comunicação trimestral", começou a se estabelecer como um corpo regulador, atraindo para suas reuniões lojas fora de Londres. 

1723 - Na gestão do sétimo GM, o conde Dalketith, é que se redige a primeira ata conhecida da primeira Grande Loja, fundada em 1717. William Cowper era Grande Secretário. As anteriores, se existiram, perderam-se ou foram destrídas propositalmente. Uma série crise política afetava a Inglaterra, com reflexos na Maçonaria inglesa. Os partidários da dinastia Hanover, então no poder, enfrentavam os partidários dos Stuarts, que queriam voltar ao trono. Dalkeith, politicamente confiável, afastou possíveis suspeitas. Uma das evidências do cunho político foi a proibição de se falar em política ou religião nas Lojas inglesas.

1725 - Fundada a GL da Irlanda.

1732 - BENJAMIN FRANKLIN É ELEITO JÚNIOR GRAND WARDEN -

1734 - BENJAMIN FRANKLIN É ELEITO GRAND MASTER OF PENNSYLVANIA -

1738 - Uma assembléia de todas as Lojas inglesas e escocesas na França elege GM o duque de

Antin e cria a GL da França, cujo nome só seria oficial a partir de 1756.

1739 - PROCISSÃO PÚBLICA DE MAÇONS - BOSTON - EUA 

1755 - Consagrado o primeiro Templo exclusivamente dedicado a funções Maçônicas, o Templo Maçônico de Filadélfia, então colônia britânica.

1769 - Fundada a GL da Polônia, desaparecida em 1772 com a primeira partição da Polônia entre a Áustria, a Prússia e a Rússia.

1776 -  FUNDAÇÃO DA LODGE OF ANTIQUITY .

1779 - Fundada a GL da Inglaterra ao Sul do Rio Trent, resultante da expulsão de Willian Preston pela GL dos Modernos, (a primeira GL fundada em 1717). Durou até 1789.

1780 - Nasce Johann Wolfgang Von Goethe, a maior figura das letras alemãs, iniciado na Loja Amália, de Weimar.

1801 - Aprovado pela convenção de Hamburgo, o Rito organizado por Fredrich Ludwig Schröder.

1813 - Augustus Frederick Fitzgerald, duque de Leinster, é eleito GM da GL da Irlanda, cargo que exerceu ativamente por 60 anos.

1815 - Fundação da Loja Maçônica Comércio Artes - RJ.  

1820 - Fundada a GL de Maine, A.F.&A.M. USA.

1821 - Reinstalada secretamente a Loja Comércio e Artes, no Rio de Janeiro, trabalhando no Rito Adonhiramita.

1822 - Fundada a GL Nacional da Suiça.

1824 - Fundada a GL da Venezuela.

1831 - Instalado o GO Nacional Brazileiro, ou GO do Passeio, que havia sido criado no ano anterior.

1862 - Fundada a GL do Chile.

1873 -  Fundada a Loja maçônica 24 de Junho Mossoró - RN

1874 - Iniciado Henrique Valadares, na loja Cruzeiro do Sul, de Uruguaiana, RS. Foi militar, deputado, prefeito do DF e GM Adj do GO do Brasil.

1880 - Foi inaugurado o prédio, no mesmo local onde funciona até hoje, no centro de Mossoró. Foi nesse prédio que surgiu a ideia da abolição da escravatura na cidade, um dos fatos mais marcantes da história do município.

Apesar de muito difundido o pioneirismo mossoroense na libertação dos escravos, grande parte da população mossoroense desconhece a relação íntima existente entre a Loja Maçônica "24 de Junho" e esse fato marcante da história de Mossoró.

A Caminhada Histórica de Mossoró vem com a proposta de resgatar esses e outros fatos históricos, constantemente esquecidos pela população, para que as gerações futuras possam conhecê-los e perpetuá-los.

1891 - Fundada a GL da Noruega.

1905 - Fundada a GL de Nuevo León, México.

1922 - Fundação da Loja ¨Firmeza e Fraternidade Sourense¨ Nº 5 - GLPA - 19221927 - Octávio Kelly assume como GM do GO do Brasil, após a renúncia de Fonseca Hermes, informando a situação da Potência em consequencia da dissidência criada por Mário Behring

1983 - Fundada a Loja Itaipú nº 2226 RJ

1993 - Fundação da ARLS 24 DE JUNHO N.º 2747, SP RITO: REAA REUNIÃO DIA: 1ª e 3ª QUINTAS-FEIRAS - HORÁRIO: 20:00 HS.

1995 - Fundada a GL da Rússia.

1996 -Fundação da ARLS LUIZ ESTEVES RUBINHO N.º 481, SÃO JOÃO DA BOA VISTA/SP.

2000 - Fundada a Loja Bandeirante do XXI nº 3328 RJ

2009 - Fundação da ARLS Acacia Valinhense nº 4029 - Valinhos/SP. Rito Brasileiro. Reunião às 20 hs. Entre 2ª e 4ª feiras

 
FATOS MAÇÔNICOS EM 25 DE JUNHO

1874 - Fundada a Çpka Ganganelli do Rio nº289 RJ

 1913 - Fundada a Loja Fraternidade Campista nº 11 RJ

 1922 - Fundado a Loja ¨Firmeza e Fraternidade Sourense¨nº5 Grande Loja Maçônica do Pará GLPA

1984 -  Fundado a ARLS Acácia Campineira nº 77 - Campinas/SP Rito REAA Reunião: Segundas Feiras às 20:00 hs.

1988 - Fundada a Loja Luz do Kosmos nº 2506 RJ.

2004 - Fundação da Loja Portall do Arinos nº 57 - GLMT

 

FATOS MAÇÔNICOS EM 26 DE JUNHO

1817 - Proibido em Portugal pela terceira vez, o Correio Brasiliense, que Hyppolito da Costa escrevia, mandava imprimir na Inglaterra e chegava aqui como contrabando. Já havia sido proibido em 1811 e 1812.

1889 - Fundado o GC MRA de New South Wales, Austrália.1891 - Fundado o GC MRA de Montana, USA.2000- Fundado a Loja Jônathas Abbot Filho nº 3340 RJ

2005 - Conferido em Curitiba pela primeira vez no Brasil, o Grau de Super Excelente Mestre.

  1. FATOS MAÇÔNICOS EM 27 DE

1890 - Fundada a GL da Tasmânia.1990 - Reinstalada a GL da Iugoslávia.

FATOS MAÇÔNICOS  EM 28 DE JUNHO  

1791 - Fundada a GL de Rhode Island, F.& A.M.1917 - Promulgado pelo Papa Bento XV o novo Código de Direito Canônico, cujo artigo 2335 sujeita os Maçons à excomunhão.1985 - Fundada a Loja Elias Francisco Pariz Nº 2595 RJ

2001 - Fundado a Loja Francisco Murilo Pinto Nº 3394 RJ

FATOS MAÇÔNICOS EM 29 DE JUNHO  

1805 - FUNDAÇÃO DE UM GO NA CIDADE ITALIANA DE MILÃO, reconhecido pelo GO da França

Em 1801 uma Loja, seguida de um Grande Oriente em 1805, foi estabelecida em Milão, sendo que o ultimo foi reconhecido pelo Grande Oriente da França em 1808, mas expirado em 1814.

1801 - VENERÁVEIS MESTRES DAS LOJAS DE HAMBURGO  APROVARAM POR UNANIMIDADE O NOVO RITUAL.

Na magnífica sessão em que os Veneráveis Mestres das Lojas de Hamburgo aprovaram por unanimidade o novo Ritual, estava na verdade reunida a Grande Loja Provincial de Hamburgo e da Baixa-Saxônia, no que hoje chamaríamos de Assembléia Geral.

Este fato por si só atesta a regularidade e a importância que o novo Ritual teve já no seu nascimento oficial. Seu idealizador, o Irmão Friedrich Ulrich Ludwig SCHRÖDER, ocupava o cargo de Deputado do Grão-Mestre, que era o maçom ilustre e celebrado Dr. Beckmann, e as Lojas de Hamburgo o adotaram por unanimidade. Depois de mais uma revisão de certas passagens, que não tinham concordâncias com a cerimônia, foi impressa uma edição limitada para todas as Lojas de Hamburgo.

Desta edição existe somente uma cópia pertencente a uma Loja na cidade de Celle, cujo exemplar felizmente tem sido possível estudar. Por sua simplicidade e beleza, desde logo conquistou numerosas Lojas em toda a Alemanha e em outros países, onde passou a ser praticado, principalmente, por maçons de origens alemãs e logo recebeu o cognome de seu criador - RITO SCHRÖDER.

1837 - Fundação da Loja Orphan Lodge nº 616 no Brasil. A Primeira Loja trabalhar um Rito Inglês no Brasil, já com o novo Ritual adotado na União de 1813.  

1929 - O Ir.´. Alexandre Fleming (1881-1955) anuncia a descoberta do primeiro antibiótico, a penicilina. Alexandre foi membro de numerosas Lojas inglesas. Foi Venerável  Mestre das Lojas ¨Misericórdia¨ Nº 2386 e ¨Santa Maria¨2682 e, 1935 e 1925, respectivamente, exercer o cargo de Tesoureiro da Loja Misericódia. Em 1942 foi eleito Grão Primeiro Vigilante da Grande Loja Unida da Inglaterras e Grão Past Vigilante em 1948. Primeiro Grão Diretor do Capitulo ¨Aesculapius¨, Sumo Sacerdote no Grande Capítulo R\A\M e  Past Presidente do Grande Capítulo dos Maçons do Real Arco da Inglaterra. Recebeu em 1953 um distinção pelos serviços prestados à Grande Loja de Nova York. Foi Cavalheiro Kadosh.

2009 - Fundação da Academia  CAVALEIROS DAS SETE VIRTUDES N.º 328   CAMPINAS/SP -RITO: REAA REUNIÃO DIA: 2º SÁBADO - HORÁRIO: 10:00 HS

FATOS MAÇÔNICOS OCORRIDOS EM 30 DE JUNHO:

1801 - Rituais criados por Ludwig Schröeder apresentados e aprovados na Convenção de Hamburgo.1822 - Ata da 3ª Sessão do GO Brasileiro, presidida por Ledo, escolhidos os nomes das duas novas Lojas: União e Tranqüilidade e Esperança de Niterói e prestados os juramentos dos Oficiais.1893 - Formado o GO Unido pela fusão do GO dos Beneditinos, de Saldanha Marinho, com o GO do Brasil, que só duraria até 14 de setembro do mesmo ano.1893 - Fundado o GO do Rio Grande do Sul e o SC do Rio Grande do Sul do 4º ao 33º do REAA.

1914 - Fundado o GC MRA de Alberta, Canadá    

 1929 - Alexander Fleming (.?.) anuncia a descoberta do primeiro antibiótico, a penicilina.1991 - Fundada a GL Legal Regular de Portugal.

FATOS MAÇÔNICOS PARA 31 DE JUNHO

1966 - ASCENDINO CELESTINO DA SILVA Em fevereiro de 1966, foi eleito para o cargo de Grão-Mestre Estadual, tomando posse em 24/06/1966 Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Goiás no período de 1966 a 69. Em 31 de junho de 1966presidiu sessão regularizadora da Loja Caridade e Justiça de Porangatu.

Empenhou-se, em seu mandato, em intensa atividade política junto aos governantes, conseguindo com êxito, usando a força da maçonaria goiana, melhorias para a região da Estrada de  Ferro, como a implantação definitiva da ligação rodoviária naquela região. 

Barra

SERVIÇOS

Sites

E-mail Marketing

Publicações Segmentadas

     
Barra

LIVRARIA A PRANCHA

A morte não existe

Trilha para os jovens

Mulher e Maçonaria